Um passeio lúdico e romanceado pelas evidências culturais contemporâneas possibilitadas a partir da década de 60 [especificamente o ano de 1968]: esta é a proposta para composição do Tabalho Interdisciplinar Dirigido II, curso superior Cinema e Vídeo - UNA - 1º Período / 2008, que consiste na pesquisa de linguagem e produção de um vídeo para celular, de até três minutos, relacionado aos conceitos Cultura e Liberdade tendo, como base, os dizeres do filósofo Vilém Flusser impressos no livro "A Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia". Este espaço receberá publicações de todo processo de desenvolvimento da pesquisa e está aberto para colaborações diversas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

6. Montagem – Griffith e Pudovikin

- A ação decorre linearmente e tem como objetivo contar uma estória, uma narrativa.


Montagem Relacional – Pudovikin e trabalhada por Eiseinstein

“Relacionar as cenas separadas e até mesmo os planos separados das cenas, uns com outros, forçando o espectador, desta forma, a comparar as duas ações durante o tempo todo, sendo que uma força a outra” (Pudovikin)

Métodos

1. Contraste

- Entre épocas (50, 60, 70 e hoje).

2. Simultaneidade

- Ação de dois diferentes casais e das crianças,

“O objetivo final deste método é criar no espectador uma tensão máxima de excitação pela colocação de uma pergunta, neste caso do filme de Griffith: será que eles chegarão a tempo?”(Pudovikin)

- Não pretende gerar impacto, deseja criar uma pergunta: “por que este beijo está acontecendo?”, gerando um desconforto, um desejo, um movimento, uma procura.

- Visa esconder uma ação do espectador que será revelada no decorrer da narrativa.

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