Um passeio lúdico e romanceado pelas evidências culturais contemporâneas possibilitadas a partir da década de 60 [especificamente o ano de 1968]: esta é a proposta para composição do Tabalho Interdisciplinar Dirigido II, curso superior Cinema e Vídeo - UNA - 1º Período / 2008, que consiste na pesquisa de linguagem e produção de um vídeo para celular, de até três minutos, relacionado aos conceitos Cultura e Liberdade tendo, como base, os dizeres do filósofo Vilém Flusser impressos no livro "A Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia". Este espaço receberá publicações de todo processo de desenvolvimento da pesquisa e está aberto para colaborações diversas.

domingo, 23 de novembro de 2008

Éramos Seis - Grupo TIDIR II - 1968

Consolidar um grupo para um trabalho interdisciplinar é uma tarefa realmente complexa. Quando, em agosto de 2008, nos foi sugerido este trabalho (Interdisciplinar Dirigido II) e na ocasião apresentado a estrutura modular da graduação em Cinema e Audiovisual - como bons calouros - nos organizamos para "sorteio" dos integrantes e formação dos grupos. O sorteio foi uma forma que encontramos para compor o grupo onde ninguém se conhecia.
Conforme orientado pela professora Thaís Gonçalves os grupos deveriam ser compostos de até 6 integrantes e estes deveriam realizar juntos todas as etapas do trabalho. Então no início "éramos seis": Aiano Mineiro, Felipe Diógenes, Gabriel Rodrigues, Helder, Jéssica Gonçalves e Lylibete Cabral. Relembrando os primeiros post's nos guiamos pelo desejo de que todos integrantes se envolvessem no processo, potencializando talentes diferentes e colaborando para realização de um trabalho final que tivesse, como resultado, um processo harmônico, rico conceitualmente e, como sugere a disciplina TIDIR II, relacionado à todas disciplinas da grade de nosso curso.
No entando o ideal não é sempre o possível. No segundo mês do trabalho, setembro 2008, o integrante Felipe Diógenes se afastou da universidade. O grupo assumiu a composição de cinco integrantes. Continuamos na elaboração de nossas pesquisas acreditando que todo grupo estivesse lendo os e-mails enviados pós reuniões, as idéias compartilhadas, os link's para estudo, as postagens neste espaço, os trabalhos realizados nas disciplinas diversas. Todos estes eram passos fundamentais para realização de nosso trabalho em que as idéias para composição foram decididas coletivamente.
Na ocasião de produção do vídeo que tivemos uma grande surpresa: um dos integrantes fundamentais na produção não apareceu com os objetos de cena e não nos deu, até esta data, nenhuma posição de sua continuidade na faculdade e neste trabalho. Éramos, então, quatro integrantes.
Um dos integrantes do grupo participou em algumas atividades mas optou por não se envolver no processo proposto pela universidade. Tivemos então a informação de sua reprovação por falta. Éramos, então, três integrantes. Na mesma ocasião fomos informados que um dos integrantes do grupo optou por mudar de grupo. Éramos, então, dois. Tinhamos então: um vídeo para editar, um monte de ativades da disciplina de Novas Mídias pra executar e - com toda urgência - um paper de processo e pesquisa para entregar.
Assim como o ideal pode não ser o possível percebemos, em meio a tantas turbulências, que o possível para ser o ideal e sem jogar para o alto o que objetivamos continuamos o processo na expectativa de que alcancemos um resultado final valorado pelo nosso empenho e compromisso com o trabalho iniciado. Começou no dia 21, um dia antes da entregua do paper final, uma nova fase deste projeto que não coube em apenas 10 páginas.
Continuamos dois...

Nenhum comentário: